proposições
grupos e atividades
Grupos de estudo online, cursos, eventos, oficinas e outras tecituras propostas por nossos analistas, abertos ao público interessado, com possibilidade de vagas sociais e afirmativas:

grupo de estudos online
Diálogos com Freud
Proposto por: Jéssica Nevel e Soledad Fernandez
Queremos percorrer a obra de Freud mergulhando nas diferentes nuances que a sua leitura desperta, investigando tanto questões da época em que esta foi escrita quanto questões da nossa contemporaneidade. A ideia é transitar por diferentes textos freudianos articulando aquilo que deles brota com outros pensadores da filosofia e da própria psicanálise buscando nesse exercício, linhas de força que oxigenem a prática clínica.
Encontros quintas feiras, 10h a 11h30. R$200/mês

clube de audiovisual online
Mexidão
Proposto por: Amanda Talhari
Mexidão, como o prato mineiro com tudo dentro, sem preconceito. Mexidão de gêneros, estilos, tons, e temas. Mexidão porque bota a gente pra sentir. Pra falar da potência e da beleza nas narrativas alegres e tristes da ficção e da vida. A cada temporada, um tema ou jornada. A cada temporada, um tema ou jornada. E nesta segunda falamos sobre os encontros. Para isso, filmes de drama, aventura, terror, suspense, ficção científica, curta-metragem, animações, séries e séries animadas são nossos aliados para tocar nos temas.
Encontros quinzenais, segundas-feiras 19h30. Faixas de contribuição.

sublimeação
germinário
a imanência analítica
O que pode a psicanálise?
Os graus da pulsão são graus de proximidade com o real, são graduações do saber e níveis de vitalidade. Uma vez alcançados, repercutem em todas as demais condições de existência - biológicas, culturais, afetivas, ideacionais. Não exercê-los, não praticá-los, também afeta as demais condições, de tal modo que se experimenta, a cada vez, o que é justo.
Seminários semanais conduzidos por Gilceley Santos e João Perci Schiavon, e presença de convidados e palestrantes.


"Princípio Esquecimento" Performance: Renata Roel Texto e provocações: Rafael Lorran Renata Roel é artista, pesquisadora e professora de Dança.Suas criações em dança e performance transitam na relação com a palavra escrita e falada, com a investigação de estados corporais e no risco da tentativa de construir modos sensíveis de relação com o público.

Sínteses do tempo Cinema, psicanálise e esquizoanálise Dia 20 de outubro tivemos a alegria de receber Guilherme Dutra Ponce, para escutarmos mais das elaborações e ideias-movimento que promove em seu curso semanal. O encontro temática partiu de um panorama geral do exercício entre a psicanálise-cinema clássico, e esquizoanálise-cinema moderno, para então trabalhar a atenção flutuante a partir das sínteses do tempo. Guilherme Dutra Ponce é psicólogo, mestre em análise do comportamento pela UEL

Mariana Lacerda é ser humana, nascida no Recife, crescida na beira do Rio Capibaribe. Formou-se em jornalismo e é mestre em História da Ciência pela PUC São Paulo. Trabalha com cinema de documentário e artes visuais, convocando ou deixando-se convocar pela participação do outro. Organizou os livros Uma Baleia na Montanha (2021, n-1 edições, ao lado de Peter Pal Pelbart), e Reviravolta de Gaia (2023, ed Cobogó e n-1 edições, ao lado de Rivane Neuenschwander e Joana Amador). Recentemente, realizou




Possibilidades de co-presença e convivência em Aristóteles e Spinoza Setembro 2021

Do sujeito-em-bloco ao sujeito-em-obra Agosto 2020

percurso de psicanalista
curso de formação
fundamentos em análise
Segundo ciclo em andamento (2024-2026) com inscrições no início de cada semestre.
eventos
o ato analítico e a expressão artística
Palestras, leituras de filmes, performances e outros eventos compostos com pensadores e pensadoras da psicanálise, filosofia e das artes.
Arte e psicanálise propiciam um devir da potência humana que é frequentemente rechaçada, permanecendo quase sempre em estado virtual.
Através delas podemos atualizar essas forças.
O que nos interessa aqui é ultrapassar uma função representativa e provocar deslocamentos no sujeito para além do eu que o paralisa. Nesse sentido, a psicanálise tem muito a se servir da arte, para auxiliar o encontro do sujeito com sua singularidade.
Assim como uma obra de arte, somos seres inacabados, no sentido de uma nomeação que sempre pode ser sublimada, "bemdita", precisa e que está sempre por vir. E é justamente aí que pode residir o exercício criador de inserirmos novos rabiscos, mudarmos as cores e ampliar nossos contornos.

atrevimentos clínicos
O que são?
Movimentos para realizar conversas acolhedoras e provocativas sobre a contemporaneidade e a psicanálise.
Os encontros serão presenciais em Curitiba, com a presença de convidades numa atuação de inspiração estrangeira e para escutar (ou escutar a polivocidade) na tecitura da interseccionalidade.
Evento 2– Escuta das Diásporas Pulsionais
Nessa segunda edição do evento, discutiremos como pensar em uma escuta que leve em conta a questão das diásporas pulsionais. Como a Psicanálise se coloca em relação as questões do racismo estrutural vigente em nosso país e promove uma escuta que pode ser acolhedora e instigadora ao mesmo tempo?
Para nos ajudar a pensar essa pergunta, convidamos o psicanalista Kwame Yonatan Poli dos Santos.
Psicanalista, pós-doutorando pela USP e doutor pela PUC-SP.
Atua como supervisor clínico e institucional.
É professor no Instituto Gerar, Centro de Estudos Psicanalíticos e na Casa do Saber. Poeta e escritor, possui quatro livros publicados: "Transverso", "Nasce um desejo", "Feliz para sempre?", "Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais".Em 2018, ganhou o prêmio "Jonathas Salathiel", promovido pelo CRP-SP. Tem experiência profissional em políticas públicas. Atualmente, também compõe o coletivo Margens Clínicas, grupo de psicanalistas e psicólogas que atuam no enfrentamento à violência de Estado, é um dos articuladores do projeto "Aquilombamento nas Margens". Capoeirista do grupo Angoleiros do sertão. Pai da Kalihe Harumi e Dayô Maru.
Inscrições: https://forms.gle/mQc6PxKePWfUZWTf6
.jpg)

filmes
leitura de
Leituras propostas e conduzidas por Gilceley Santos desde 1997:

Dirigido por Darren Aronofsky

Dirigido por Damián Szifron

Dirigido por S.J. Clarckson

Dirigido por Martin Scorsese

Dirigido por Roman Polanski

Dirigido por Roman Polanski

Dirigido por Jacques Doillon

Dirigido por Andrei Konchalovsky

Dirigido por Martin Brest